Escritanometria

Escritanometria
literatura, livros, escritas

sábado, 24 de julho de 2010

O Rio Que Corria Ao Contrário"

Há muito tempo atrás, em uma tribo de índios, que até hoje ninguém ouviu falar deles, um fato muito interessante ocorreu por lá. Aconteceu que, perto daquela tribo, existia um rio que, segundo a lenda contada pelos índios, “corria” ao contrário, subindo pela cachoeira ao invés de descer. Isto contribuía para que todos da tribo vivessem sempre querendo saber o que havia acontecido para aquele rio ter começado “correr” ao contrário.
Bem, a história que conta a lenda, diz o seguinte: “Em uma outra tribo de índios que ali existia, aconteceu uma coisa que transformou - se num mistério durante vários anos. Uma índia chamada Jubiara, quando criança, sempre teve a liberdade de brincar com os indiozinhos ali da tribo. Mas todos os índios e índias dali, percebiam que Jubiara tratava diferente um único índio, que se chamava Jandiro. O tempo foi passando e Jubiara foi se tornando uma índia linda, e Jandiro seguiu o mesmo caminho tornando - se o índio mais cobiçado pelas índias da tribo. Mais tarde Jubiara tornar - se - ia a mais bela índia que já existiu por ali, causando o despertar dos índios, principalmente Jandiro.
Depois de alguns anos, os pais de Jubiara e Jandiro resolveram que os dois deveriam se casar, pois já estavam gostando um do outro há muito tempo, desde a época de criança.
Depois de muita conversa entre os índios pais e índios filhos, ficou decidido que os dois deveriam casar - se. O pai de Jubiara a ela se queria realmente casar com Jandiro. Ela, respondeu chorando(de emoção), que era tudo o que mais queria na vida! E quando o pai de Jandiro perguntou se ele queria se casar com Jubiara, ele nem pensou para responder, claro que quero, eu adoro aquela índia. Então os dois casarão amanhã (disse o pai de Jandiro), com festa na tribo para todos. Foi o que disseram os dois índios pai.
No outro dia, os dois se casaram e foram para a cabana(oca) que haviam feito para eles morarem. Ali, Jubiara pôde dizer o quanto gostava de Jandiro, desde quando eles brincavam quando eram crianças, Jandiro por sua vez, disse a mesma coisa.
Bom, o temo passou, passou, e Jubiara já bem mais velha, mas ainda a índia mais bonita da tribo, estava amando Jandiro de tal forma que não sabia onde colocar tanto amor, pois em seu coração já estava transbordando. E Jandiro também, estava amando ela com toda sua força. Depois de alguns anos mais, Jandiro tornou - se o maior guerreiro que existia na tribo, um índio forte, bravo, e acima de tudo, o melhor lutador da tribo, e da aldeia.
Certo dia, o índio observador voltou correndo da floresta, chamando por Jandiro, Jandiro saiu de sua oca correndo e foi ao encontro do índio observador que foi logo falando:
- Jandiro, a selva tá sendo destruída por caraíbas, homens brancos estão botando fogo em tudo, e derrubando árvores, vamos, temos que fazer alguma coisa!!!
Jandiro pediu para que o índio observador ficasse na aldeia e que ele iria sozinho porque poderia ser muito perigoso. Então ele entrou em sua oca, pegou seu arco e suas flechas, deu um beijo em Jubiara e partiu dizendo a ela que logo ele voltaria. Quando ele saiu, ainda era manhã.
Quando ele chagou ao centro da floresta, viu os homens cortando algumas árvores e queimando outras, o que deixou o índio irado. Jandiro pulou na frente dos homens dizendo para que fossem embora em paz. Mas os homens começaram a rir do índio! O índio não gostou e partiu para cima deles. Mas o que o índio guerreiro não sabia é que os caras - pálidas estavam armados com espingardas e revólveres. Ao que o índio parou na frente de um dos homens, este sacou uma arma e deu três tiros que foram certeiros. Os três tiros pegaram no peito, matando o índio Jandiro. Depois de matar o índio, um deles disse:
- Vamos embora, ele está morto!!!
Na aldeia, escutaram o barulho do tiro, o que fez com que Jubiara saísse correndo ao encontro de “seu” índio. Quando ela chegou ao lugar onde os homens estavam, deparou - se somente com Jandiro caído ao lado de seu arco-e-flecha.
Jubiara aproximou - se e notou que seu índio, o seu Jandiro que ela amava estava morto. Então ela começou a chorar, chorar, que na aldeia ouvia - se os gritos de lamentos de Jubiara. Isso fez com que nenhum índio fosse até a floresta. Jubiara chorava tanto que suas lágrimas começaram a fazer uma poça em uma valeta que tinha ali ao lado. Jubiara chorou ali o dia inteiro, a noite inteira, a semana inteira, o mês inteiro, o ano inteiro, e ao fim de 1 ano, Jubiara se deu conta que o índio Jandiro já tinha ido embora com o rio de lágrimas que havia formado pelo seu choro.
Quando ela viu aquele rio, sem seu índio, achou que não tinha mais razão para viver, então pulou no rio de suas próprias lágrimas! E como ela não sabia nadar morreu afogada.
Deus viu tudo aquilo, toda aquela prova de amor, que resolveu transformar o rio em uma prova do tinha acontecido. Então Deus usou todo seu poder e fez com que o rio começasse a “correr” para o lado contrário de uma montanha de onde era para descer uma cachoeira. Ao invés dessa cachoeira descer, agora ela subia.
E foi assim que aconteceu na aldeia onde perto existiu um rio que corria ao contrário, formando uma cachoeira que sobe ao invés de descer.
Se vocês tiverem alguma dúvida desta lenda, vá a tribo dos Yanomamis e pergunte ao cacique da tribo, ele te dirá como tudo aconteceu, ou seja, como eu contei aqui nesta história.


Andrezinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então pessoal, comentem o que acharam do Blog, dêem opinião para melhorar o Blog. Agradeço a visita, deixe sua marca aqui!!!